Peixe Pula Instalação


O mundo quer ser visto.
         A instalação visual performativa intitulada “Peixe Pula” tem o intuito de registrar, espelhar, aproximar e criar novos significados às experiências de um grupo de artistas de diversas linguagens com a comunidade do Jd. Romano bairro do extremo leste da cidade de São Paulo que há cerca de dez anos sofre com alagamentos decorrentes de enchentes.
         Transformando a memória social em poesia, a instalação Peixe Pula encontra nessas jornadas heróicas pessoais os elementos necessários para a construção de um fazer artístico que visa o transbordamento das fronteiras das artes visuais e da performance e a imersão na realidade social utilizando para isso: a linguagem visual e grafites; uma projeção aproximativa do trajeto do centro da cidade ao bairro em questão; a linguagem sonora, através do som ambiente reproduzindo uma paisagem d’agua; a presença de sucatas e bens pessoais que foram atacados pela enchente; relatos, mapas e documentos referentes à enchente e ao bairro apresentados por vídeos, fotos, e áudios; um painel pintado reproduzindo a fachada de uma casa do bairro; o próprio elemento água em nichos de alagamentos dentro do espaço expositivo. 
          A idéia é que expectador/participador que adentrar a exposição consiga vivenciar um tanto do que foi a enchente de 2010 no Jd. Romano e que salte e nade junto conosco e com o bairro em busca da resignificação dessa experiência através da poesia.


Projeto no papel:
          

Nenhum comentário:

Postar um comentário